sábado, 11 de outubro de 2008

Grid Computing x Volunteer Computing x Cloud Computing

Durante o evento de pesquisa do WLCG (Worldwide LHC Computing Grid Project) na sede do CERN (European Organization for Nuclear Research) foram discutidos a diferenças e semelhanças entre Grid Computing, Volunteer Computing e Cloud Computing, divulgados no documento LHC Grid Fest Media Guide.

Grid Computing: É a tecnologia utilizada para o compartilhamento de recursos computacionas das máquinas. O Grid é um conjunto de computadores distribuídos, pertencentes a diversas entidades, conectados para que um usuário remoto possa ter acesso compartilhado a uma porção do poder de processamento do grid.

Cloud Computing: É a tecnologia utilizada para o compartilhamento de serviços. O Cloud computing é um conjunto de máquinas, pertencentes a uma única entidade, conectados para que o usuário remoto possa ter o "leased user" do serviço disponível.

O CERN também denominou mais uma extensão da tecnologia de Grid Computing, inserindo a divisão de Volunteer Computing.

O CERN possui uma infra-estrutura de computadores dedicados (O que denominou Grid Computing) espalhados por mais de 140 instituições em 33 países para formar o Grid com mais de 100 mil processadores para a análise dos 15 Petabytes de informações geradas por ano.
Adicionalmente a isso, o CERN desenvolveu o serviço que qualquer usuário conectado na internet pode contribuir com o projeto do superacelerador de partículas doando o tempo disponível de suas máquinas.
Essa é uma prática muito utilizada por diversas entidades de pesquisa, como World Community Grid, que fornece recursos para a pesquisa de doenças como Aids, Cancer e etc.

Volunteer Computing utiliza tecnicamente a infra-estrutura do Grid Computing, mas a sua principal diferença é o fato de não ter servidores dedicados em uma instituição, mas sim de utilizar através da colaboração os recursos disponíveis em computadores domésticos.

Nenhum comentário: