sexta-feira, 10 de outubro de 2008

++ Google

Notícia tirada de http://imasters.uol.com.br

Mais um serviço do Google. Interessante para quem estuda redes sociais


Page Rank para as redes sociais

O Google está se preparando para lançar um modelo de negócios. O nome do projeto ainda não foi divulgado, mas promete revolucionar o mercado das Mídias Sociais. A idéia é semelhante à do PageRank, que o Google possui em toda a web, mas agora os critérios de avaliação desse número, que traduz a relevância de uma pagina, serão voltados às redes sociais.

O MySpace e o Facebook serão os primeiros ambientes em que esses algoritmos serão aplicados. Daí em diante, toda a blogosfera e as diferentes redes sociais podem estar sob avaliação constante, o que pode trazer bons resultados para quem estiver inserido nesse universo.

No mundo das redes sociais o Page Rank estará relacionado a quão influente uma pessoa, ou sua página, é. Para classificar as diferentes páginas e perfis, a nova tecnologia irá monitorar não só a quantidade de contatos, mas quantos contatos os seus contatos tem e ainda se eles são bem relacionados, isso torna sua página influente.

Será possível saber a freqüência com que as pessoas colocaram coisas nos sites uns dos outros. Uma pessoa influente é aquela que tem muitos contatos assistindo a seus vídeos, vendo suas fotos e lendo seus conteúdos.

O Google teve no mês de agosto 63% da participação do mercado de publicidade online vinculada às buscas. O Yahoo! caiu com apenas 19,6 % e a Microsoft também, com 8,3% segundo os dados da comScore. Esses números parecem mostrar que o Google sabe muito bem como lidar com negócios rentáveis na internet, ao contrário do que alguns falaram.

Com essas métricas nas redes sociais, os anúncios e investimentos estarão cada vez mais seguindo as tendências da Cauda Longa, voltados ao mercado de nicho. Reforçando a idéia de que o usuário é o rei que ditas as regras do mercado.

Nenhum comentário: